Ultimos Posts

Garota Exemplar - Análise

Olá, hoje eu trago para vocês uma resenha dupla do filme e livro Garota Exemplar.

FICHA TÉCNICA
Título: Garota Exemplar

       1-     Livro:
Editora: Intrínseca
Autora: Gillian Flynn
Gênero: Suspense
Nº de Páginas: 448

        2-     Filme:
           Dirigido por: David Fincher
           Duração: 2h29min
           Gênero: Suspense

Sinopse: Amy Dunne (Rosamund Pike) desaparece no dia do seu aniversário de casamento, deixando o marido Nick (Ben Affleck) em apuros. Ele começa a agir descontroladamente, abusando das mentiras, e se torna o suspeito número um da polícia. Com o apoio da sua irmã gêmea, Margo (Carrie Coon), Nick tenta provar a sua inocência e, ao mesmo tempo, procura descobrir o que aconteceu com Amy.

Garota Exemplar é uma das histórias mais aclamadas no mundo literário atual, teve mais de 4 milhões exemplares vendidos, e como é de praxe, a indústria de Hollywood ocorreu para fazer a adaptação. Confesso que fiquei preocupada, pois o livro é cheio de detalhes minuciosos para o leitor se entreter e já sabemos que adaptações nunca são perfeitas aos olhos de quem leu os livros, mas devo confessar que me admirei ao assistir ao filme. Ao começar pela sua duração: 149 minutos de puro suspense e também pela escolha da atriz que interpretou Amy (sou fã dos trabalhos da Rosamund).

Em suma, Amy é filha de dois escritores que criaram a série de livros “Amy Exemplar’’, relatando sobre a infância de sua filha”. O filme começa mostrando uma típica cena romântica entre Amy e Nick. Entretanto de romântico não tem nada, pois a história é iniciada no 5º aniversário de casamento do casal, aonde Nick chega a sua casa e descobre que sua esposa está desaparecida. O filme começa com essa premissa. A polícia dá inicio as investigações, e tudo indica que Nick é o culpado por tudo isso. O legal é que a partir daí a história é contada por Amy através de seu diário que é encontrado lá na metade do filme.

“Não tem um aplicativo com um ruído do Borboun em um dia quente em um quarto escuro legal. O mundo sempre vai querer bebida. Caramba, Nick. Por que você é sempre tão maravilhoso pra mim? Era pra ele dizer: Você merece, eu te amo. Mas ele disse: porque eu sinto muito por você. Porque toda manhã você tem que acordar e ser você.”

O interessante é que tanto no livro como no filme você consegue se envolver com a história: ora torcendo para que o culpado seja desvendado, ora sentindo pena de Amy, ora querendo matar o Nick e até mesmo, em outros momentos, sentindo pena do Nick... É uma confusão de sentimentos a cada página de livro virada e minutos passados no filme. E detalhe as ser observado que assim como toda adaptação, existem algumas mudanças necessárias para que o filme possa fluir. Alguns personagens foram cortados do filme, mas não afetou em nada no andamento da história. Além disso, o final do livro é bem diferente do final do filme. E isso eu deixo a cargo seu cargo para assistir ou ler. Ambos funcionam maravilhosamente bem de forma independente! Então aproveite! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destilaria de Ideias Desenvolvido por Templateism.com e AriltonSama Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.