Ultimos Posts

Boyhood - Da infância à juventude

Título: Boyhood
Título em português: Boyhood, da infância à juventude
Duração: 166 minutos
Gênero: Drama
Ano de lançamento: 2014
Sinopse: O filme conta a história de um casal de pais divorciados (Ethan Hawke e Patricia Arquette) que tenta criar seu filho Mason (Ellar Coltrane). A narrativa percorre a vida do menino durante um período de doze anos, da infância à juventude, e analisa sua relação com os pais conforme ele vai amadurecendo.


É difícil encontrar alguém que ainda não ouviu falar de Boyhood. O filme recentemente recebeu o prêmio de melhor filme de drama pelo Globo de Ouro, além de melhor diretor. Foi indicado a centenas de premiações e ganhou várias delas, e está inclusive concorrendo ao Oscar em diversas categorias. O filme foi um dos processos de filmagem mais duradouros já feito, levando cerca de 12 anos para ficar pronto. Apesar de parecer muito, as filmagens foram feitas em três ou quarto dias de cada ano, acompanhando o crescimento dos atores. Dirigido por Richard Linklater (que dirigiu também o divertidíssimo 'Escola de Rock'), o filme atravessa a vida de Mason e sua família de uma forma tão realista que acaba por realmente inserir o espectador na história. 

E do que o filme trata? É basicamente o que a sinopse enxuta sugere: o filme acompanha a vida de Mason durante doze anos, mostra-o crescer. Só isso? Bem, inicialmente pode parecer bobeira, mas o filme nos mostra a grande capacidade humana de mudar. A meu ver, o que o filme evoca ao mostrar a evolução do personagem é a evolução que teve o espectador. E isso qualquer um sente: até mesmo os mais velhos, que acompanham simultaneamente a evolução do principal e de seus pais, que passam de jovens adultos para quase idosos. 
Samantha, Mason e o pai dos dois

Mas é só isso? Bem, é. É 'só a vida'. Simples e pura. O mais interessante é como o diretor resolver eliminar os dramas de primeiras vezes: não há primeiro beijo, não há primeira transa, primeiro cigarro, primeira briga. Não há dramas de primeiras vezes: há o cotidiano. O que se vê são as mudanças já consolidadas, o corpo já acostumado. O que se vê é a vida acontecer dá forma mais nua e crua: mostrando que tudo acaba perdendo o drama inicial. Que por certas coisas é melhor não sofrer ou dramatizar. 

Boyhood é uma incrível produção e, a meu ver, merece cada um dos prêmios que ganhou. A atuação foi simplesmente incrível e a emoção que o filme passa, além das mensagens claras sobre sermos constante mudança, foi maravilhosa. 
Lorelei e Ellar na estreia do filme

Agora uma lista de coisas que eu tive curiosidade e fui pesquisar a respeito do filme:
  • A história do filme não é a história de vida dos atores (sim, eu tive essa dúvida)
  • A atriz que faz a irmã do protagonista, Samantha (Lorelei Linklater), é na verdade filha do diretor do filme
  •  Lorelei, depois de tres ou quatro anos de filmagem, pediu para que seu pai a matasse e tirasse do filme. Ele recusou, dizendo que era violento demais para o que ele planejava. 
  • O filme foi filmado em apenas 45 dos mais de 4 mil dias dos 12 anos de filmagem.
  • O filme é um dos 11 filmes a receber um Metascore de 100, a maior pontuação possível que pode ser alcançada, a partir de críticos de cinema profissionais.
  • Lorelei é apenas três meses mais velha que Ellar, seu irmão no filme.


Concluindo, galera, eu amei o filme e com certeza recomendaria. Vale a pena assistir e tirar suas próprias conclusões a respeito da evolução e da forma como vivemos a vida. 


Você sabe como todo mundo sempre fala
para aproveitarmos o momento?
 Eu não sei... Eu meio que penso que é ao contrario.
 Você sabe, é como se o momento aproveitasse a gente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destilaria de Ideias Desenvolvido por Templateism.com e AriltonSama Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.