Ultimos Posts

Birdman - Análise

No ritmo da maratona do Oscar trago mais uma análise de um dos filmes que traz uma proposta interessante: Birdman, ou a inesperada virtude da ignorância.

Dirigido por: Alejandro González Iñárritu
Duração: 1h59min
Gênero: Comédia, Drama

Sinopse: No passado, Riggan Thomson (Michael Keaton) fez muito sucesso interpretando o Birdman, um super-herói que se tornou um ícone cultural. Entretanto, desde que se recusou a estrelar o quarto filme com o personagem sua carreira começou a decair. Em busca da fama perdida e também do reconhecimento como ator, ele decide dirigir, roteirizar e estrelar a adaptação de um texto consagrado para a Broadway. Entretanto, em meio aos ensaios com o elenco formado por Mike Shiner (Edward Norton), Lesley (Naomi Watts) e Laura (Andrea Riseborough), Riggan precisa lidar com seu agente Brandon (Zach Galifianakis) e ainda uma estranha voz que insiste em permanecer em sua mente.




A história é bastante simples e qualquer semelhança com a vida é real é coincidência: Riggan Thomson é um ator que ficou famoso por ter interpretado um super-herói nos anos 90: Birdman. Procurando recuperar a sua notoriedade, o ator parte para os palcos da Broadway, onde decide provar que é um verdadeiro artista: escrevendo, realizando e interpretando uma adaptação da obra de Raymond Carver, “De que Falamos Quando Falamos de Amor”, alguns diálogos são explorados no filme, então quem tem curiosidade eu indico para leitura.
O filme dá início nos bastidores da Broadway onde Riggan está ensaiando a sua apresentação e ao passar dos dias ele vai se desentendendo com seu elenco: Mike ShinerLesley, Laura e sua assistente de produção Sam (que também é sua filha). A sua determinação para que a estreia da peça der certo torna a sua vida um caos. No caso de Riggan, esta bagunça está dividida entre as obrigações práticas da vida, que assumem uma importância notória quando a conta bancária chega ao negativo e uma luta mais interna com um lado há muito tempo reprimido: uma imagem projetada em forma de uma máscara que não serve o seu machucado ego.
Os personagens que encontramos ao longo do filme são dispositivos que se organizam em observações satíricas, uma vez que as caracterizações são exageradas para criar símbolos e não pessoas que encontramos normalmente ao caminhar pela rua.
Durante os 120 minutos do longa, Iñárritu nos enche de doses generosas de sagacidade e reflexão em forma de diálogos rápidos. A filmagem de uma ação contínua, com a câmera em movimentos sequenciais e sem cortes faz com que o filme seja assistido de um fôlego só. Você só percebe passagem temporal por meio das marcações na trilha sonora, composta e executada por Antonio Sánchez, que toca bateria ao vivo em algumas cenas, O que eu achei interessante, pois nos presenteia com uma visualização de participar do espetáculo de perto.

Agora o mais atraente no meio dessa explosão de informações que Birdman traz é o ambíguo desfecho que ele tem. Podemos interpretar de inúmeras maneiras, a que trago para vocês é que ao longo da projeção, Iñarritu indica que os "poderes" de Thomson nada mais são do que uma manifestação da visão grandiosa que o sujeito tem acerca do próprio talento: ele acredita ser especial e se frustra quando os demais não reconhecem isto, o que o leva a duvidar de si mesmo e a tentar se destruir. Porém, é justamente ao quebrar-se por sua arte que ele a eleva e finalmente se torna o artista que sempre imaginara ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destilaria de Ideias Desenvolvido por Templateism.com e AriltonSama Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.